SMARTGNOSTICS
Agendas/Alianças mobilizadoras para a Reindustrialização – Candidatura nº 5
O projeto SMARTgNOSTICS tem como objetivo desenvolver dispositivos POC inovadores para a monitorização global de patogénicos resistentes a antibióticos, bem como dos próprios antibióticos e resíduos. Os dispositivos a serem desenvolvidos neste projeto representariam um passo importante na luta contra a AMR, fornecendo uma base para ação internacional, implementação de estratégias de mitigação e avaliação do progresso alcançado. Assim, este projeto abrange os 4 pilares do ciclo da AMR: Saúde Humana, Saúde Animal, Ambiente e Segurança Alimentar.
ALS LIFE SCIENCES PORTUGAL, S.A.
INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA, I.P.
LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (LIN)
UNIVERSIDADE DO MINHO
INESC TEC - INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA
INEGI - INSTITUTO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DR. RICARDO JORGE, I.P.
INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
SPMAQ-SOLUÇÕES PROJECTOS MAQUINAS UNIPESSOAL LDA
FRESENIUS KABI PHARMA PORTUGAL LDA
ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O DESENVOLVIMENTO-TECMINHO
20/07/2022
01/01/2023
31/12/2025
20.924.584,02 euros
15.647.204,01 euros
A resistência a antibióticos (AMR) representa uma ameaça global significativa de proporções vastas. Estima-se que infeções resistentes a medicamentos causem cerca de 5 milhões de mortes todos os anos. Na União Europeia, mais de 33.000 pessoas morrem anualmente devido à AMR, tendo um impacto económico de aproximadamente €1,5 mil milhões/ano em custos de saúde e perda de produtividade. A OMS declarou a AMR como uma das 10 principais ameaças à saúde pública mundial e solicitou que todos os países implementem planos nacionais de ação para prevenir o uso indiscriminado de antibióticos. Portanto, é uma grave crise de saúde pública que afeta as economias globais. A OMS estima que, se nenhuma ação for tomada, espera-se que o número de mortes aumente para 10 milhões por ano até 2050, ultrapassando a diabetes, doenças cardíacas e o cancro como a principal causa de morte.
A resistência a antibióticos (AMR) é um processo complexo que ocorre quando as bactérias se adaptam à presença contínua de antibióticos, resultando em novas estirpes bacterianas que já não respondem aos tratamentos com antibióticos. Isso torna as infeções praticamente intratáveis, aumentando o risco de propagação de doenças, doenças graves e morte.
O projeto SMARTgNOSTICS propõe uma abordagem holística "One Health" para o problema da AMR, através do desenvolvimento de dispositivos/soluções para combater bactérias, genes AMR e resíduos de antibióticos em diversos campos que compõem o ciclo da AMR: saúde humana e animal, segurança alimentar e meio ambiente. O objetivo é desenvolver soluções de ponto de atendimento (POC) que possam ser simultaneamente "lab-on-a-chip", acopladas com aquisição e processamento de dados através da Inteligência Artificial (IA), fornecendo dados integrados para análises preditivas de futuros genes AMR e/ou patogénicos. Isto proporcionará um Sistema de Alerta Precoce para controlar/monitorizar/prevenir uma futura pandemia de “superbactérias”.
Sistema Fotovoltaico para autoconsumo 90470Wp
Apoio à Descarbonização da Indústria (Modalidade A)
O projeto Sistema Fotovoltaico para autoconsumo 90470Wp tem como objetivo implementar o sistema fotovoltaico de autoconsumo de forma a diminuir significativamente o consumo energético da rede pública, nas atividades produtivas e tornar a empresa mais sustentável e eficiente em termos energéticos. Promove a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
SPMAQ-SOLUÇÕES PROJECTOS MÁQUINAS UNIPESSOAL LDA
15/03/2023
23/01/2023
31/12/2023
72.007,25 euros
61.206,16 euros